quinta-feira, 25 de junho de 2020

Imobiliárias Digitais x Imobiliárias Tradicionais: O que nos difere das imobiliárias digitais?

Na nossa percepção, o mercado imobiliário vem demonstrando deficiência na prestação de um serviço completo, que englobe desde a captação adequada do imóvel, relacionamento com o cliente vendedor/locador, relacionamento com o cliente comprador/locatário, processo de negociação até o fechamento contratual, e finalização efetiva do negócio imobiliária.
A maioria das imobiliárias não demonstram ser capazes de oferecer uma proposta de trabalho consistente, com começo, meio e fim estruturados para que todos os participantes tenham a clareza no processo locatício ou de venda do imóvel e, consequentemente, satisfação com o serviço prestado.
Na esteira desta deficiência na prestação de serviços, surgiram as imobiliárias digitais (ou plataformas digitais) que pretendem realizar um serviço de intermediação imobiliária com uma estrutura montada no modelo self-service (auto atendimento), onde todo o processo de atendimento, da captação do imóvel, visita, proposta e fechamento contratual ocorrem quase que totalmente por meios digitais, como objetivo de simplificar o processo de locação (e recentemente de venda) e de criar uma maior facilidade no processo de locação e aquisição imobiliária.
Os pilares destas imobiliárias digitais são a rapidez (agendamento de visitas on-line), ausência de burocracia (fechamento direto com o proprietário, por meio de aplicativo e finalização dos negócios por meio de contrato digital), garantia contratual, nos casos de locações, dadas pela própria empresa e personalização do atendimento (“visite apenas o que interessa”).
As imobiliárias virtuais apresentam ao público o melhor dos mundos, no entanto, não é isso que observamos na prática diária dos serviços prestados por eles. Há muitos relatos na internet, em sites de reclamação e nas redes sociais, das inconsistências e deficiências que estes serviços digitais possuem. Basta uma procura rápida na internet e verá uma enorme lista de reclamações.
Dentre as principais reclamações temos: visitas realizadas por corretores que não conhecem os imóveis, pedidos de exclusividade de longa duração, administração falha quanto à resolução dos problemas no imóvel, congelamento de valor de recebimento pela locação, fotos super maquiadas, não mostrando o imóvel como ele realmente é, contrato inflexível, sem opção para adaptações a situações específicas, longo tempo de resposta no SAC e análise de crédito duvidosa e burocrática.
O mundo está em transformação, a pandemia acelerou ainda mais este processo de mudança, e as necessidades das pessoas estão mudando junto, com novas necessidades e formas de comunicação. Para inovar é necessário entender as necessidades de cada pessoa, seus medos e inseguranças, observar as mudanças que o mundo está vivendo e desenvolver um trabalho reformulado, apresentando soluções eficazes.
O mercado imobiliário brasileiro ainda está amadurecendo a forma de prestar serviços, ainda está um pouco longe dos consistentes mercados da Europa e dos EUA, mas precisa ser eficiente no que se propõe para alterar esse panorama.
A Imóveis Crystal acredita em uma proposta de trabalho que agrega o atendimento pessoal à dinâmica digital, com um serviço capaz de atender bem qualquer que seja a forma de preferência de atendimento do cliente, seja digital ou pessoal.
Acreditamos que a figura da imobiliária é o elemento chave para um processo transparente e sólido dos negócios imobiliários.
A chave para um serviço imobiliário de qualidade é não abrir mão da pessoalidade no atendimento, independentemente de sua forma (digital ou não), pois isso permite que o produto seja oferecido para os clientes certos, no momento certo e que as necessidades deles sejam plenamente atendidas.
Um relacionamento pessoal mantido com integridade e cuidado são essenciais, sendo a forma de comunicação (digital, telefônica ou presencial) apenas uma ferramenta para seu desenvolvimento.
Buscamos garantir que a segurança jurídica e a agilidade coexistam no processo de venda, locação e administração imobiliária, com planejamento e definição clara de conceitos e necessidades.
Para garantir o que buscamos, temos uma estrutura de atendimento ágil voltada as necessidades dos nossos clientes, uma equipe de corretores experientes e focados nas necessidades de nossos clientes, que conhecem seus produtos e seu real valor, um cuidado especial na análise documental, com ampla pesquisa jurídica, registral e cadastral, vistoria técnica com relatório e fotografia, contrato de locação atualizado e revisado conforme a legislação, jurisprudência e costumes jurídicos e um serviço adicional de administração imobiliária, atuando de forma preventiva à inadimplência e a situações potencialmente conflituosas, com assessoria jurídica presente e inclusa no pacote de serviços.
É esta preocupação e cuidado que nos difere das demais imobiliárias, inclusive das digitais.
Somos feitos de pessoas para pessoas, nossa proposta de valor é baseada na ideia de promover a melhor, a mais segura e a mais eficiente experiência de nossos clientes com a venda, locação e administração de um imóvel.

Dr Luiz Fernando Godo – Advogado Imobiliário


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